From LAD - Laboratório de Arquiteturas Dedicadas

Lad: Principal

Bem vindo ao Laboratório de Arquiteturas Dedicadas

O Laboratório de Arquiteturas Dedicadas - LAD se situa no 1a andar do bloco CN. É um dos laboratórios integrados ao Departamento de Sistemas e Computação - DSC, Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

A UFCG foi criada a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, pela Lei 10.419, em 09 de abril de 2002, é hoje uma das maiores instituições federais de ensino superior do Brasil, sendo reconhecida por sua excelência no ensino de Graduação e Pós-graduação, bem como na área de pesquisa, extensão e produção acadêmico-científica.

Com sua sede em Campina Grande, Paraíba. Compõem ainda o universo dessa instituição seis outros campi localizados nas cidades de Pombal, Patos, Sousa, Cajazeiras, Cuité, e Sumé, na região do cariri paraibano.

O laboratório começou suas atividades no final dos anos 90, atualmente é composto por alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia Elétrica, tem como Coordenador Técnico Dr. Elmar Melcher, professor do Departamento de Sistemas de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) juntamente com os professores Dra. Joseana Macêdo Fechine, Dr. José Eustáquio Rangel e Roberto Medeiros de Faria.

O LAD desde 2003 é vinculado ao programa do governo federal Brazil Intelectual Property, mais conhecido como Brazil-IP, programa este formado por várias instituições de ensino superior, entre elas federais, estaduais e particulares, Coordena o desenvolvimento de projetos de circuitos digitais, principalmente com relação à metodologia de verificação funcional.

Através dessa parceria o laboratório já desenvolveu projetos de alto nível de complexidade, entre eles está o chip MPEG4 o mais complexo já desenvolvido por uma instituição brasileira - no âmbito da Rede Brazil IP, e o projeto de Verificação de Identidade Vocal (SPVR) também com um nível de complexidade altíssimo.

A nossa missão é capacitar os alunos para atuar no mercado da produção de chips e desenvolver pesquisas acadêmicas.

Conheça os nossos Projetos

Felipe Gonçalves Assis ganhou enquanto bolsista do Brazil-IP a etapa nacional da olimpíada de microeletrônica organizada pela Synopsys e consegiu segunda colocação na etapa mundial que aconteceu na Armênia, entre 44 finalistas de 22 países. Felipe está fazendo o estágio do curso de EE no BSTC da Freescale.

Parabéns !

Retrieved from http://lad.dsc.ufcg.edu.br/lad/pmwiki.php?n=Lad.Principal
Page last modified on February 17, 2017, at 08:14 AM