From LAD - Laboratório de Arquiteturas Dedicadas

Lad: Servidor

No LAD temos como servidor um Mini-PC. Um Mini-PC tem entrada de alimentação de 19V. Esta é fornecida por um conversor DC-DC (carregador de laptop para carro) a partir de uma bateria 12V 7Ah. Esta bateria está sendo carregada continualmente por um carregador de laptop para tomada (220V AC - 16V DC) com regulador de tensão (LM317+Transistor bipoolar de potência) para 13,2V. A tomada onde este carregador está conectada vêm da rede de um grupo gerador. Desta forma, praticamente nunca o servidor sai do ar (até agora nunca saiu mesmo). No-break da do tipo convencional nunca funcionou junto ao grupo gerador. O sistema descrito é de fato um no-break on-line, mais confiável porque não tem partes mecânicas (relais).

Para armazenamento dos /home, além do HD interno de 320 GB, o servidor tem um HD USB externo de 1.5TB (2.5 polegadas) que se alimenta completamente pela USB.

O S.O. é Centos 6 32 bits (o Mini-PC não suporta 64 bits). Este servidor serve NFS, NIS, http, https, com wiki, ssh, svn e licenças Cadence, Synopsys e Altera.

Servidor com no-break em posição normal


Servidor com no-break em posição explodida


Bateria com regulador 16V DC / 13,2V DC e dissipador

O conversor 12V DC / 19V DC (carregador de laptop para carro) é conectado diretamente à bateria.


Regulador 16V DC / 13,2V DC que carrega a bateria

A saída de 12,5V DC é só para o regulador do switch ou, caso haja necessidade, para uma alimentação externa do HD.


Esquemático do Regulador 16V DC / 13,2V DC

Retrieved from http://lad.dsc.ufcg.edu.br/lad/pmwiki.php?n=Lad.Servidor
Page last modified on November 04, 2014, at 10:11 AM