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Anime

Animação em geral

https://www.w3.org/TR/smil-animation

https://svgwg.org/specs/animations

Animação de esquemáticos

A animação SVG usa este script. Após fazer download, dar o comando chmod +x anime

O script usa os seguintes pacotes: php-common, php-xml, php-cli

A parte do desenho que não será animado deve ser feito usando Inkscape. Não use Inkscape versão >= 0.92 !
Pelo que sei, não é possível instalar inkscape 0.91 no ubuntu. Todos os computadores do Labarc e do LAD tem inkscape 0.91 instalado.

Os objetos do desenho a serem animados também precisam ser criados no Inkscape. Eles precisam estar dentro de um grupo do topo, não podem estar dentro de um sub-grupo. Em caso de dúvida, selecione todos os elementos do desenho e desagrupe, depois selecione os objetos a serem animados e agrupe. Anote o identificador de cada objeto usando o menu Object -> Object Properties... Caso o identificador contenha um caractéro que não seja nem letra, nem dígito, nem underline é preciso edita-lo.

Crie num editor de texto um arquivo XML para especificar como você quer animar os objetos. Segue o seguinte esqueleto:

<?xml version='1.0' standalone='yes'?>
<anime svg = "arquivo_a_ser_animado.svg" animated = "arquivo_animado.svg">
  <!-- comentario para o primeiro objeto animado  -->
  <animate
      ...
  />
  <!-- comentario para o segundo objeto animado  -->
  <animate
      ...
  />
</anime>

No lugar dos ... coloque atribuições da lista seguinte. Cada atribuição só pode ser colocado uma só vez em cada <animate />.

  • type= é obrigatório. É o tipo de objeto a ser animado. Pode ser "text", "path", "ellipse", ou "rect".
  • idnr= é obrigatório. É o numero do identificador do objeto a ser animado. Por exemplo, se o identificador for text1234, seria idnr="1234".
  • begin= tempo de início.
  • appear="" faz o objeto aparecer. No caso de um objeto tipo "path" ou "rect" ele precisa ter uma opacity de valor pequeno no desenho. Opcionalmente pode-se colocar a duração, por exemplo appear = "4s"
  • mpath= especifica um path pelo qual o objeto vai se deslocar e, opcionalmente, separado por vírgula, o tempo que gasta para percorrer o path, por exemplo mpath = "path1234,5s"
  • movin= desloca o objeto para a direita no tempo especificado e opcionalmente pela distância especificada. Tempo e distância são separadas por vírgula.
  • vanish= faz o objeto desaparecer no tempo especificado. Por exemplo vanish="motion1234.end" faz o objeto desaparecer depois dele ter se deslocado.

Uma especificação de tempo pode ser um valor em segundos, pode ser o fim de uma outra animação, ou pode ser o fim de outra animação somado com um valor em segundos. Para especificar o fim de outra animação concatene a palavra chave da animação, o numero do identificador e ".end", por exemplo "vanish1234.end".

Veja um desenho preparado para animação (linhas verdes e texto vermelho) e o arquivo de especificação de animação.

O comando para rodar o script seria:
./anime RISC_V_inst_pra.svg RISC_V_inst.ani > RISC_V_inst_ani.svg

Mais exemplos de arquivos .ani.

© 2008 Profs. Elmar Melcher e Joseana Fechine. Monitores: Sergio Espinola e Fabricio Lelis - DSC/UFCG
Modificada em May 04, 2020, at 08:34 AM