Objetivos Ementa Livros Professores: JOSEANA ELMAR
|
LOAC é peso
Podemos elencar alguns elementos que explicam porque LOAC não é uma disciplina fácil:
Uma pessoa pode até estar genuinamente convencido de ter entendido algo na aula teórica, mas, na realidade, não entendeu. Na hora de fazer é a hora da verdade. LOAC não é uma disciplina de aulas expositivas. Além de assistir às aulas, o aluno precisa fazer um esforço e fazer perguntas para entender o que está sendo pedido e descobrir como realizar isso e fazer perguntas quando surge alguma dificuldade. Em LOAC, não se trata de só adquirir conhecimento, mas de aprender a realizar sistemas computacionais que funcionam na prática. preparação: ler o guia de laboratório, ler sobre o assunto do guia no livro da disciplina, treinar em casa (para exercícios que possibilitam isso)
em aula: explorar, não seguir instruções
A grade é somente um grafo de dependência entre disciplinas com relação aos pré-requisitos, que resulta no mínimo número de semestres possível para percorrer este grafo, mas não tem nada a ver com o número de semestres que um aluno deve levar para fazer o curso. Lista de coisas a NÃO se fazer no semestre que você escolheu para fazer OAC e LOAC:(esta lista tem sido compilado por alunos de LOAC de semestres passados)
Lista de coisas a NÃO se fazer na aula de LOAC:(esta lista foi feito pelo professor)
Lista de coisas que você PRECISA fazer:(esta lista também foi feito pelo professor)
Análise do semestre junho-outubro 2021Somente 4 alunos dos 55 alunos com menos do que 300 centavos fizeram algum exercício com FPGA, ou seja, 51 alunos efetivamente abandonaram LOAC antes de chegar em FPGA, ou seja, antes da oitava aula. Dos 4 alunos com menos do que 300 centavos que fizeram circuito em FPGA, 3 só fizeram circuitos combinatórios, ou seja, efetivamente abandonaram LOAC antes da 16a aula, no meio do semestre. Interessante o caso do único aluno entre 300 e 400 centavos: ele entregou 19 projetos combinacionais com Tinkercad e Falstad até o dia 28/7, depois disso, no dia 6/9, ele entregou um projeto livre e no dia 3/10 e 5/10 entregou 3 projetos sequenciais em FPGA. Pode-se dizer que ele deixou LOAC de lado depois de um mes, um mês mais tarde voltou entregando uns poucos projetos e 2 semanas antes do fim do semestre tentou voltar com mais força, mas logo desistiu de novo. Resumindo: todos os alunos que fizeram um esforço sério, passaram por média, com exceção de um, que ficou na final. No caso do aluno que ficou na final, ele gastou muito esforço com circuitos combinacionais, obtendo mais do dobro do limite de 200 centavos, e gastou pouco esforço em circuitos sequenciais obtendo um sétimo, (7 vezes menos) do limite de 400 centavos (600 comb+ff - 200 comb). 16 alunos obtiveram nota 10, chegando e até 1340 centavos. Segue o depoimento do aluno André Melo Dantas Filho: "No começo eu estava achando ruim, pois os circuitos combinacionais valiam muito pouco no tinkercad e falstad, pensei que não iria passar em LOAC, mas depois com a chegada do FPGA, consegui alavancar minha nota com as atividades comb e sequenciais mais ainda, até que cheguei a essa nota que nunca imaginaria que era possível. Acho que o problema foi que a proposta não estava clara, que os primeiros exercícios não iam passar ninguém em LOAC, mas iam servir de base para quando chegassem em sequencial e processador poder ganhar mais centavos." 43 active students 2288 experiments Análise do semestre fevereiro-maio 2021Naquele semestre, bem como no semestre antérior, para fins de avaliação, não existia nem limitação por categoria de projeto nem prazo de entrega, ou seja, o prazo de entrega para passar por média era a prova final, na tarde do dia 28 de maio. Também não tinha deteção de cola, ou seja, circuito praticamente idêntico a outro já enviado. No gráfico seguinte está representado a quantidade de projetos de circuitos combinacionais feitos no simulador Falstad entregues a cada dia durante o mês de maio. Do 17 até 25 de maio, 20 alunos entregaram 195 circuitos, levando a um aumento do numero de circuitos enviados bem acima do que se verifica para os demais dias do mês. As aulas sobre o assunto de circuitos combinacionais tinham terminados em meadas de abril e desde o fim de março era recomendado o uso de placa FPGA física no lugar de simulação. Não fazia mais sentido entregar circuitos combinacionais simulados no Falstad, a não ser que um aluno tenha passado por algum problema grave de saúde ou falta prorrogado de acesso a internet no início do semestre. Desta forma, infelizmente, muitos daqueles 20 alunos passaram por média em LOAC sem a devida qualificação. Só não eram todos, porque nos poucos dias antes da prova final, era impossível corrigir tantos circuitos. No semestre seguido, regras complicadas com categorias e limites foram introduzidos com intuito de evitar este problema. Análise do semestre setembro-dezembro 2020 |