Mudancas Recentes - Buscar:

Principal

 Objetivos  
 Ementa  
 Livros 

OAC

LOAC

Professores:

  JOSEANA
  ELMAR

CONTATO

CRÉDITOS

editar



LOAC é peso

"Rapadura é doce, mas é mole não!" ― ditado popular
"Non scholae sed vitae discimus" ― Lúcio Aneu Sêneca
《儒孝篇》― "中的名句不闻不若闻之,闻之不若见之,见之不若知之,知之不若 行之” ―《荀子·修身》
"Aquilo que escuto eu esqueço, aquilo que vejo eu lembro, aquilo que faço eu compreendo" ― Xunzi, aluno de Confúcio
"The greatest teacher, failure is." ― Yoda

Podemos elencar alguns elementos que explicam porque LOAC não é uma disciplina fácil:

Uma pessoa pode até estar genuinamente convencido de ter entendido algo na aula teórica, mas, na realidade, não entendeu. Na hora de fazer é a hora da verdade.

LOAC não é uma disciplina de aulas expositivas. Além de assistir às aulas, o aluno precisa fazer um esforço e fazer perguntas para entender o que está sendo pedido e descobrir como realizar isso e fazer perguntas quando surge alguma dificuldade. Em LOAC, não se trata de só adquirir conhecimento, mas de aprender a realizar sistemas computacionais que funcionam na prática.

preparação: ler o guia de laboratório, ler sobre o assunto do guia no livro da disciplina, treinar em casa (para exercícios que possibilitam isso)
em aula: explorar, não seguir instruções
  • Aula prática de programação de software
    Você possui um PC, netbook ou tablet ?
    É possível aprender programar software sem sair de casa.
  • Alguém já avaliou se você sabe programar ?
    Teaching Teaching & Understanding Understanding Parte 1/3 Parte 2/3 Parte 3/3
    Veja também o livro de Robert Cecil Martin, "Clean Code"
    Saber programar vai muito além de fazer que um código funcione.
  • Aula prática de projeto em hardware
    Você possui uma placa com FPGA ?
    É preciso fazer para saber fazer.
  • Turmas de laboratório com mais do que 40 alunos
  • Laboratório de Hardware que precisa ser montado e desmontado para cada aula dentro de um laboratório de software
    Comentários de alunos tem contribuídos de forma decisiva para que esta dificuldade não existe mais.
  • Recursos limitados (recursos tem, mas eu tenho pouca competência em pedir)
    Você como aluno também tem culpa nisso? Sim, caso você se omitir a informar a administração sobre isso.
  • Grade Curricular

A grade é somente um grafo de dependência entre disciplinas com relação aos pré-requisitos, que resulta no mínimo número de semestres possível para percorrer este grafo, mas não tem nada a ver com o número de semestres que um aluno deve levar para fazer o curso.

Lista de coisas a NÃO se fazer no semestre que você escolheu para fazer OAC e LOAC:

(esta lista tem sido compilado por alunos de LOAC de semestres passados)

  • fazer outra disciplina pesada
  • viajar
  • inventar projetos
  • participar de projetos
  • organizar eventos
  • namorar
  • casar
  • engravidar
  • fazer intercâmbio
  • abrir empresa júnior
  • fazer estágio
  • fazer freelancing
  • trabalhar como "programador pleno" ou "desenvolvedor pleno"
  • achar que você tem um poder supernatural que lhe torna imune contra reprovação por falta
  • achar que você tem um poder supernatural que lhe torna imune contra provas finais
  • achar que você tem um poder supernatural que lhe torna imune contra reprovação por nota

Lista de coisas a NÃO se fazer na aula de LOAC:

(esta lista foi feito pelo professor)

  • chegar atrasado
  • usar celular
  • deixar a bolsa no colo ou do lado ou atrás do seu assento

Lista de coisas que você PRECISA fazer:

(esta lista também foi feito pelo professor)

  • consultar o livro sobre o assunto da próxima aula de LOAC
  • ler o guia de laboratório sobre o assunto da próxima aula de LOAC
  • tirar dúvidas, pelo email loac@lad.ufcg.edu.br antes da aula, ou pessoalmente no início da aula

Análise do semestre junho-outubro 2021

Somente 4 alunos dos 55 alunos com menos do que 300 centavos fizeram algum exercício com FPGA, ou seja, 51 alunos efetivamente abandonaram LOAC antes de chegar em FPGA, ou seja, antes da oitava aula.

Dos 4 alunos com menos do que 300 centavos que fizeram circuito em FPGA, 3 só fizeram circuitos combinatórios, ou seja, efetivamente abandonaram LOAC antes da 16a aula, no meio do semestre.

Interessante o caso do único aluno entre 300 e 400 centavos: ele entregou 19 projetos combinacionais com Tinkercad e Falstad até o dia 28/7, depois disso, no dia 6/9, ele entregou um projeto livre e no dia 3/10 e 5/10 entregou 3 projetos sequenciais em FPGA. Pode-se dizer que ele deixou LOAC de lado depois de um mes, um mês mais tarde voltou entregando uns poucos projetos e 2 semanas antes do fim do semestre tentou voltar com mais força, mas logo desistiu de novo.

Resumindo: todos os alunos que fizeram um esforço sério, passaram por média, com exceção de um, que ficou na final.

No caso do aluno que ficou na final, ele gastou muito esforço com circuitos combinacionais, obtendo mais do dobro do limite de 200 centavos, e gastou pouco esforço em circuitos sequenciais obtendo um sétimo, (7 vezes menos) do limite de 400 centavos (600 comb+ff - 200 comb).

16 alunos obtiveram nota 10, chegando e até 1340 centavos.

Segue o depoimento do aluno André Melo Dantas Filho:

"No começo eu estava achando ruim, pois os circuitos combinacionais valiam muito pouco no tinkercad e falstad, pensei que não iria passar em LOAC, mas depois com a chegada do FPGA, consegui alavancar minha nota com as atividades comb e sequenciais mais ainda, até que cheguei a essa nota que nunca imaginaria que era possível. Acho que o problema foi que a proposta não estava clara, que os primeiros exercícios não iam passar ninguém em LOAC, mas iam servir de base para quando chegassem em sequencial e processador poder ganhar mais centavos."

43 active students 2288 experiments

Análise do semestre fevereiro-maio 2021

Naquele semestre, bem como no semestre antérior, para fins de avaliação, não existia nem limitação por categoria de projeto nem prazo de entrega, ou seja, o prazo de entrega para passar por média era a prova final, na tarde do dia 28 de maio. Também não tinha deteção de cola, ou seja, circuito praticamente idêntico a outro já enviado. No gráfico seguinte está representado a quantidade de projetos de circuitos combinacionais feitos no simulador Falstad entregues a cada dia durante o mês de maio.

Do 17 até 25 de maio, 20 alunos entregaram 195 circuitos, levando a um aumento do numero de circuitos enviados bem acima do que se verifica para os demais dias do mês.

As aulas sobre o assunto de circuitos combinacionais tinham terminados em meadas de abril e desde o fim de março era recomendado o uso de placa FPGA física no lugar de simulação. Não fazia mais sentido entregar circuitos combinacionais simulados no Falstad, a não ser que um aluno tenha passado por algum problema grave de saúde ou falta prorrogado de acesso a internet no início do semestre.

Desta forma, infelizmente, muitos daqueles 20 alunos passaram por média em LOAC sem a devida qualificação. Só não eram todos, porque nos poucos dias antes da prova final, era impossível corrigir tantos circuitos.

No semestre seguido, regras complicadas com categorias e limites foram introduzidos com intuito de evitar este problema.

Análise do semestre setembro-dezembro 2020

respostas ao questionário

© 2008 Profs. Elmar Melcher e Joseana Fechine. Monitores: Sergio Espinola e Fabricio Lelis - DSC/UFCG
Modificada em October 24, 2024, at 07:46 AM