Mudancas Recentes - Buscar:

Principal

 Objetivos  
 Ementa  
 Livros 

OAC

LOAC

Professores:

  JOSEANA
  ELMAR

CONTATO

CRÉDITOS

editar



Como preparar os ESP12 para aula

Estas informações são principalmente para monitores da disciplina.

O Guia de Laboratório para as aulas se encontra neste link.

Informações como você pode usar o ESP12 em casa se encontram neste aqui.

Soldar as pernas

...

Inserir o ESP12 na Protoboard

As pernas devem ser bem alinhadas. É necessário usar um alicate (mas não um alicate de corte!) que pode ser encontrado no LAD. Use o conector de um cabo daqueles antigos de disco rígido PATA ou de floppy disc para alinhar primeiro as 8 pernas de cada fileira entre si, depois use uma protoboard para alinhar uma fileira com a outra.

  1. Verifique se o resistor que vem do regulador de tensão está inserido na linha vermelha.
  2. Verifique se o ESP-12 está conectado a VDD (linha vermelha) e GND (linha azyl).

Testar comunicação serial

Usando a porta serial do PC

Para depurar este circuito siga os passos seguintes usando um voltímetro daquelas de agulha que tem no Labarc:

  1. Abre um terminal e dê o comando esp_serial. Se der erro, tem um problema com as permissões da sua conta, precisa avisar o professor.
  2. Verifique se o resistor do pino GPIO0 está conectado a 3V. Normalmente o resistor está conectado à chave. Verifique se a chave está na posição '1'.
  3. Conecte o rabinho na protoboard. Se uma salada de letras aparece é um bom sinal.
  4. Tecla qualquer sequencia de letras e vê se aparece no terminal. Caso positivo, não precisa fazer os testes seguintes.
  5. Verifique a tensão de alimentação entre a linha azul e a linha vermelha (ca. 3V). Este passo acaba testando também o multímetro.
  6. Verifique diretamente no ESP12 se tem ca. 3V entre GND e VCC. Esta tensão pode ficar una 0,2V menor do que a tensão da protoboard.
  7. Teste se tem ca. 8V no pino source do transistor T3.
  8. Verifique se o rabinho tem um fio extra colado no conector e verifique se este fio está corretamente conectado ao pino source do transistor T4 e teste se tem ca.-5V naquele pino. Se não tiver, pode ter uma solda rompido no rabinho.
  9. Conecte o multímetro entre a linha azul e o fio laranja que vêm do cabo que vai para a porta serial do PC. A agulha deve ficar além da escala, abaixo de zero. Aperte Ctrl-\B. A agulha deve dar um pulo para aproximadamente 5V e voltar.
  10. Conecte o multímetro entre a linha azul e o pino 2 do CD4001/CD4011. A agulha deve ficar além da escala, abaixo de zero. Aperte Ctrl-\B. A agulha deve dar um pulo para aproximadamente 2V e voltar.
  11. Conecte o multímetro entre a linha azul e o pino 3 do CD4001/CD4011. A agulha deve ficar em ca. 3V. Aperte Ctrl-\B. A agulha deve dar um pulo para perto de zero e voltar. Caso isso não funcionar, verifique a alimentação do CD4001/CD4011 diretamente entre os pinos 7 e 14 dele.
  12. Retire o ESP12 da montagem com muito cuidado e conecte um fio onde estavam os pinos TX e RX do ESP12. Isso se chama loopback.
  13. Conecte o multímetro entre a linha azul e o pino 6 do CD4001/CD4011. A agulha deve ficar em ca. 3V. Aperte Ctrl-\B. A agulha deve dar um pulo para perto de zero e voltar.
  14. Conecte o multímetro entre a linha azul e o pino 4 do CD4001/CD4011. A agulha deve ficar em ca. 7V. Aperte Ctrl-\B. A agulha deve dar um pulo para perto de zero e voltar.
  15. Conecte o multímetro entre a linha azul e o drain do transistor T1. A agulha deve ficar em aproximadamente 2V. Aperte Ctrl-\B. A agulha deve dar um pulo para além da escala, abaixo de zero, e voltar.
  16. Conecte o multímetro entre a linha azul e o drain do transistor T2. A agulha deve ficar aproximadamente 6V. Aperte Ctrl-\B. A agulha deve dar um pulo para aproximadamente zero e voltar.
  17. Conecte o multímetro entre a linha azul e o fio azul que vêm do cabo que vai para a porta serial do PC. A agulha deve ficar além da escala, abaixo de zero. Aperte Ctrl-\B. A agulha deve dar um pulo para aproximadamente 5V e voltar.
  18. Retire o loopback e coloque o ESP-12 de volta

Usando a placa Arduino como conversor USB-RS232TTL

Para depurar este circuito siga os passos seguintes:

  1. Conecte a placa Arduino numa porta USB do PC.
  2. Abre um terminal e dê o comando esp_serial. Deve aparecer algo com /dev/ttyACM0 ou /dev/tty/ACM1.
  3. Tecle qualquer sequencia de letras e vê se aparece no terminal. Caso positivo, não precisa fazer o teste seguintes.
  4. Conecte um fio diretamente entre TX e RX da placa Arduino (isso se chama loopback) e tecle qualquer sequencia de letras e vê se aparece no terminal.

Testar o RESET

Usando a porta serial do PC

  1. Verifique se o resistor do pino GPIO0 está conectado a zero. Normalmente o resistor está conectado à chave. Verifique se a chave está na posição '0'.
  2. Abre um terminal e dê o comando esp_reset. O LED azul do ESP-12 deve dar uma breve piscada.

Usando a placa Arduino como conversor USB-RS232TTL

  1. Verifique se o resistor do pino GPIO0 está conectado a zero. Normalmente o resistor está conectado à chave. Verifique se a chave está na posição '0'.
  2. Aperte o botão RESET da placa Arduino. O LED azul do ESP-12 deve dar uma breve piscada.

Saber o MAC do ESP-12

Este procedimento também é útil para testar se o ESP-12 entra no modo de programação. É um procedimento rápido e dá para afirmar que a programação com certeza não vai funcionar se este procedimento não funciona.

  1. coloque o pull down em GPIO0
  2. caso esteja usando uma placa Arduino para realizar a comunicação serial, aperte o botão RESET da placa Arduino
  3. num terminal do PC dê o comando esp_mac.
Se você já estiver num terminal com os comandos AT ativo, dê o comando
AT+CIPSTAMAC?

Programar o software original

Para poder voltar a usar comandos AT:

  1. coloque o pull down em GPIO0
  2. caso esteja usando uma placa Arduino para realizar a comunicação serial, aperte o botão RESET da placa Arduino
  3. num terminal do PC dê o comando esp_at.

Testar programação

Siga instruções no guia para alunos.

Pode-se usar uma protoboard com conexão serial que funciona para programar um ESP-12 com OTA, depois retirar o ESP-12 com extremo cuidado e inserir ele com mais cuidado ainda numa protoboard cuja serial não funciona. É preciso ficar atento parar colocar o numero correto na variável host.

© 2008 Profs. Elmar Melcher e Joseana Fechine. Monitores: Sergio Espinola e Fabricio Lelis - DSC/UFCG
Modificada em November 21, 2019, at 03:07 PM