O no-break sustenta os PCs das baias 4-11, as bancadas abaixo do armário grande e o PC chamado sharon. Em cada conjunto de 4 tomadas, as duas tomadas marcadas T3 ou T4 estão ligadas no no-break, as outras duas estão ligadas diretamente na rede elétrica do prédio.

As tomadas sustentadas pelo no-break estão protegidas por um fusível diferencial.

O monitoramento do no-break pode ser acessado de dentro do LAD em http://sansa:8080. De fora do LAD é preciso fazer tunelamento.

O no-break tem uma autonomia de ca. 1h, dependendo da carga computacional das CPUs dos PCs conectados nele. Quando chega no fim da autonomia é dado automaticamente shutdown em todos as PCs.

Os monitores normalmente não estão ligados ao no-break. Em situação de falta de energia, alguns monitores podem ser conectados nas tomadas sustentadas pelo no-break, observando a consequente redução de autonomia.

O esquema elétrico deve ser este: http://renatec.sms.com.br/Esquemas/Esq%20Nobreak%20Sen%20T04471-00%20Power%20Sinus.pdf

Fazer o monitoramento pela porta USB do no-break funciona mas é instável. Mesmo fazendo echo 0000:00:02.0 >/sys/bus/pci/drivers/ohci_hcd/unbind e bind, as vezes não é possivel reestabelecer a conexão e é necessário tirar fisicamente o conector USB e reconectar. Consertar o link /dev/ttyS8 e restartear powerview também as vezes não resolve.

Nenhum adaptador RS232/USB funcionou na porta RS232.

A solução é de usar um PC com porta RS232 e conectar os pinos necessários, conforme esquema elétrico.